MZ Arquitetura - Marilda Marchiori + Zeca Repette: Decoracao de Interiores Londrina

MZ Arquitetura - Marilda Marchiori + Zeca Repette: Decoracao de Interiores Londrina. Acerte na escolha dos objetos de decoracao - Distribuição de Quadros na Parede.
By: Pri Gouvea
 
Oct. 3, 2011 - PRLog -- MZ Arquitetura - Marilda Marchiori + Zeca Repette: Decoracao de Interiores Londrina. Acerte na escolha dos objetos de decoracao.

Na hora de incrementar a sua casa e deixá-la mais bonita, vêm as dúvidas: Será que posso combinar diversos estilos de quadro? Quais objetos fariam melhor composição com os meus móveis? Para tirar todas essas dúvidas e fazer bonito na hora da decoração, os arquitetos Marilda Marchiori e Zeca Repette, dao dicas de como acertar em cheio. Confira!

Distribuição de Quadros na Parede
Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local.

Seguir algumas dicas pode facilitar sua escolha e sua distribuição, para valorizar a obra de arte e o ambiente no qual está.

Escolha o quadro (temática e tamanho) e sua posição
Escolha o tema e o tamanho do quadro e saiba onde colocá-lo de acordo com o ambiente:

Hall: pode-se fixar apenas um quadro, o qual ganhará destaque e será valorizado ou ainda criar uma composição;

Escadas: acompanhe o alinhamento dos degraus;

Corredor: utilizar quadros menores (pois serão vistos de perto). Neste caso você está permitindo que pessoas parem neste corredor para observar as imagens. Se quiser que apenas passem, sem parar, uma opção melhor é fazer algum detalhe utilizando papel de parede ou ainda adesivos de parede;

Sala de Jantar: geralmente é indicada a escolha de natureza morta (frutas, jarros, ...), mas no caso de salas mais modernas e integradas à cozinha pode-se optar por quadros abstratos ou até mesmo adesivos de parede ou esculturas de parede.

Sala de Estar: procure uma temática que seja adequada ao estilo de sua sala. Se ela é clássica, paisagens podem ser muito interessantes. Pode-se optar por imagens como campos ou até mesmo figuras humanas ou representações de cenas do cotidiano. Já se a sua sala é mais contemporânea (com linhas mais retas e aspecto “clean”), quadros abstratos podem tornar o espaço mais estimulante ao apresentar cores mais fortes.

Escritório: pode-se optar por quadros com paisagens urbanas, animais (como cavalo e aves) e até mesmo imagens “divertidas” que representem o estilo de quem utiliza o ambiente.

Disposição na Parede
A distribuição dos quadros deve levar em consideração o tamanho da parede, a posição dos móveis e sua quantidade e a altura do pé direito (distância do chão ao teto).

Deve-se buscar o equilíbrio entre os planos preenchidos pela área dos quadros e os espaços vazios. Muitos quadros dispostos na parede podem poluir o ambiente visualmente, da mesma forma que sua ausência pode gerar a sensação de vazio e “falta”.

Uma maneira de estudar esta composição é recortar papéis com o formato do quadro e com fita adesiva fixar na parede. Assim você poderá visualizar como ficarão.


Itens que devem ser observados
Alguns detalhes são muito importantes:
Distância dele aos móveis (deve ficar pelo menos 25cm acima do móvel);
Seu eixo deve ficar na altura dos olhos, evitando que o observador tenha de levantar ou abaixar a cabeça para visualizá-lo. Esta altura pode ser 1,60m ou 1,70m. Caso o teto seja muito alto, os quadros podem ficar um pouco mais altos.
Se existe um elemento marcante no ambiente, como uma mesa de jantar, e você quer pendurar um quadro de tamanho maior, centralize ele baseando-se neste elemento, pois caso contrário, terá dois pontos focais de forte presença concorrendo no ambiente o que criará a sensação de cansaço.
Se for criar uma parede apenas com fotografias pode utilizar molduras com tamanhos diferenciados.

O ideal é que quadros maiores sejam usados em paredes maiores e que sejam vistos de longe, para que o observador tenha uma visão geral de seu desenho. Já os menores podem ser colocados em locais que permitam a aproximação para que seus detalhes possam ser examinados.

Se for fixar mais de um quadro na mesma parede, não os deixe muito próximos. Permita que cada um tenha sua identidade valorizada. Utilize também a mesma temática. Ou seja, se um deles retratar uma paisagem campestre, os demais devem seguir o mesmo padrão. Se os quadros estiverem na mesma parede procure alinhá-los pela base, mas se estiverem em paredes diferentes alinhe por sua parte superior.

Se a parede é retangular, o quadro deve ser no mesmo formato ou a disposição do conjunto de quadros deve seguir este formato retangular.


Disposição na Parede – perfil do usuário
É possível expressar diferentes sensações através da distribuição dos quadros:

Quadros pequenos e de tamanhos semelhantes, próximos e em alturas diferentes, criam um estilo irreverente, de alguém que gosta de colecionar objetos mas que não preza pela ordem extrema e gosta de brincar com sua disposição (informal).
Uma maneira de organizar este estilo é utilizar quadros com molduras pequenas, com cores semelhantes e temáticas parecidas, como por exemplo, um conjunto de fotos preto e branco. Pode-se até mesmo dispor alguns quadros no chão, apoiados na parede.

Ambiente “antigo”: escolher uma cor de fundo mais forte para a parede, como o azul, e dispor quadros com molduras maiores e temáticas como fotos, pode criar um espaço retrô. Neste caso o melhor é optar por uma parede pequena, que será apenas um detalhe no ambiente. Grandes extensões podem cansar quem permanece neste local, já que sua poluição visual é mais forte.

Escolha da Moldura
A moldura é a responsável pelo acabamento do quadro:
Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal é usar molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande que cause desconforto.
O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra, se um quadro simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena;
Uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no meio que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista




MZ Arquitetura: Marilda Marchiori + Zeca Repette
Visit http://www.mzarquitetura.com.br for details
AV HIGIENÓPOLIS,
1505. SL 701.
LONDRINA. PR.
43 3323 4135

contato@mzarquitetura.com.br

# # #

"Realizamos uma arquiteturea onde projetamos mais do que espaços. Procuramos ir além das expectativas do cliente. Projetamos experiências humanas, onde qualidade de vida é indispensável.” (Marilda e Zeca)
End
Source:Pri Gouvea
Email:***@gmail.com Email Verified
Zip:86015-010
Tags:Mz Arquitetura, Marilda Marchiori, Zeca Repette, Decoracao De Interiores, Arquitetos, Arquitetura, Londrina
Industry:Architectured, Deals, Lifestyle
Location:londrina - Paraná - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
MZ Arquitetura - Marilda Marchiori + Zeca Repette News
Trending
Most Viewed
Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share